quarta-feira, 3 de abril de 2013

PORTUGAL 100% RENOVÁVEL HÁ 6 DIAS! A QUE PREÇO?

O excecional mau tempo que tem assolado o país tem-se revelado benéfico para o setor elétrico nacional. Desde 27 de março que o país está a ser abastecido de eletricidade quase 100% produzida através de fontes renováveis (hídrica+eólica) como se pode observar no exemplo abaixo e referente ao dia 1 de abril:
 DIAGRAMA DE PRODUÇÃO - 1 DE ABRIL DE 2013 (fonte: REN)
Se repararmos na linha escura de maior espessura (relativa ao consumo) verifica-se que quase toda a energia necessária foi obtida pelas centrais que produzem em regime especial (fundamentalmente eólicas) - faixa verde - e pela produção ordinária nas centrais hídricas de albufeira (barragens) - faixa azul mais escura. Apenas se observa uma ligeira faixa avermelhada, na base do diagrama, que corresponde à produção térmica (carvão) que não ultrapassa os 3% do total da produção e apenas para regulação da rede.
Outro facto de extrema importância corresponde ao excesso de energia produzida - acima da linha escura do consumo - e que tem sido exportada através da interligação da rede portuguesa com a espanhola conforme se vê abaixo:
DIAGRAMA IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO - 1 DE ABRIL DE 2013 (fonte: REN)
Apesar desta ser uma realidade positiva resta saber quanto custará aos portugueses esta repentina e excecional "vaga" de produção renovável e como se refletirá nas futuras tarifas a fixar pela ERSE. No mercado elétrico português nem tudo o que parece é...

Sem comentários:

Enviar um comentário